Mato Grosso, Domingo, 19 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat recebe visita de consultor do CNPq
Unemat recebe visita de consultor do CNPq
23/07/2007 15:41:32
por Coordenadoria de Comunicação Social
Consultor realiza reuniões com acadêmicos e professores da Unemat
Consultor realiza reuniões com acadêmicos e professores da Unemat

A Unemat recebeu na última semana o consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dr. Osmar Lameira, na sede da instituição, em Cáceres. O objetivo da visita foi avaliar o programa de bolsas de iniciação científica desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Os conselheiros do CNPq vêm à Unemat em dois momentos: primeiramente avaliam o trabalho do comitê interno, quanto ao rigor, divulgação e seriedade na seleção dos bolsistas, conferindo todos os processos de acadêmicos. Posteriormente, retornarão no 3º Congresso Interno de Iniciação Científica, realizado de 12 a 14 de setembro em Sinop.

O consultor Dr. Osmar Lameira esteve reunido com professores orientadores e acadêmicos bolsistas da Unemat. Na ocasião ele afirmou que esta modalidade de bolsa atua como uma premiação ao empenho e dedicação dos estudantes, no sentido de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos. “O CNPq busca fomentar a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade”, disse.

Assim como os estudantes e pesquisadores recebem incentivo, ressaltou o professor Lameira, têm obrigações para com o programa, dentre elas, dedicarem-se às atividades previstas no projeto aprovado pelo CNPq e publicar trabalhos e resultados das atividades de pesquisa.

O programa institucional de bolsas de iniciação científica da Unemat é avaliado anualmente. No último ano, a quota da Instituição era de 10 bolsas PIBIC. Atualmente são 20. Caso o resultado da avaliação seja positivo, a Instituição poderá ofertar 40 bolsas em 2008.

“Temos que mostrar que existe a demanda e que trabalhamos com seriedade. A meta é até 2011 disponibilizarmos 100 bolsas PIBIC”, afirmou o coordenador de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, Prof. Dr. Cassiano Cremon. Além de 20 bolsas PIBIC, a Universidade oferece outras 250, na modalidade iniciação científica Probic/Unemat.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 141913
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada